.:: Quarteto de Guitarras de Lisboa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta-Feira, 3 de Julho de 2014 // 21:30 h

Quarteto de Guitarras de Lisboa O Quarteto de Guitarras de Lisboa é um grupo formado em 2006 do qual fazem parte André Santos, José Dias, Miguel Vieira da Silva e Pedro Luís. Com vários concertos no currículo e um primeiro registo discográfico em preparação, estarão no Museu da Música para dar a conhecer o seu trabalho. Entrada 5,00.

O Quarteto de Guitarras de Lisboa (QGLx) formou-se em 2006, tendo realizado, nos primeiros três anos, cerca de 50 recitais em diferentes espaços culturais entre Portugal e Espanha, e estreado diversas obras de diferentes compositores portugueses seus contemporâneos.

Em meados de 2009 o grupo interrompeu a sua atividade para que cada um dos seus elementos se dedicasse a outros projetos pessoais que foram surgindo. Durante o interregno do QGLx todos os seus elementos dedicaram a sua carreira concertista a outros projetos que lhes levaram a percorrer importantes salas e festivais de todos os cantos do Mundo. Dentro destas experiências surgem concertos a solo, com orquestra e em diferentes formações instrumentais. A vontade de partilhar as experiências vividas por cada um dos seus elementos despoletou o desejo de reunir novamente o QGLx retomando este os ensaios em final de 2011 e a atividade concertista no início de 2012.

Desde 2011 o agrupamento dedicou-se a preparar um novo repertório, baseado em peças originais, de compositores portugueses. A par deste trabalho de renovação, o quarteto manteve uma atividade concertista com repertório baseado em obras de compositores de referência do universo guitarrístico.

Em Julho de 2013 o grupo decidiu colocar em CD e livro o trabalho dos últimos anos, estando neste momento a finalizar a gravação que será composta apenas por peças de compositores portugueses dedicadas ao QGLx. O CD contará com a participação do prestigiado percussionista português, Pedro Carneiro, numa obra do compositor Carlos Marecos, escrita especialmente para quarteto de guitarras e marimba.

+INFO:
- https://www.facebook.com/pages/Quarteto-de-Guitarras-de-Lisboa/582786098415834