logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLEÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

:: INICIO NOVIDADES
.:: ‘Conversa ao Correr das Músicas’ PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta-Feira, 12 de Março de 2015 // 22:00 h

Eduardo Panigua O ciclo “Conversa ao Correr das Músicas” regressa com o prestigiado músico espanhol Eduardo Paniagua, acompanhado por César Carazo. A conversa musicada será, como habitualmente, conduzida pela investigadora Soraia Simões. Entrada 7,50.

 

Eduardo Paniagua é um dos músicos mais consolidados no contexto da música antiga e medieval. Oriundo de uma família de grande tradição musical, é irmão de Gregorio Paniagua e Luis Paniagua, este último construtor de instrumentos para a própria família, mas também um reputado luthier dos melhores músicos de repertório similar, como por exemplo Jordi Savall.

 

EDUARDO PANIAGUA nasceu em 1952 e vive em Madrid. Combina a carreira de arquitecto com a de especialista em música da Espanha medieval.

 

Prémio Intérprete de Música Clássica 2009 da Academia de Música de Espanha. Nomeado também para os prémios UFI (União Fonográfica Independente), Música Clássica em 2010, 2011 e 2012.

 

Começou a gravar álbuns com apenas 16 anos. Dos 20 que gravou até 1982 com o Atrium Musicae, destacam-se "La Folia", "La Spagna", "Música da Grécia Antigua."

 

É membro fundador dos grupos Cálamus e Hoquetus e especializou-se em música árabe-andaluz. Em 1994 criou os grupos Música Antigua e Ibn Baya, para o trabalho sobre as Cantigas de Afonso X e a Música Andaluza, respectivamente. Em paralelo fundou e dirige a editora Pneuma, com um total de 140 CDs editados, dos quais mais de 90 são do seu grupo musical: cantigas, trovadores, cancioneiros e música renascentista e pré barroca.

 

Entre 1995 e 1999 trabalhou para a Sony Classical, coleção Hispânica. Actualmente é o Presidente da Fundação de Música Antiga.

 

Pelo seu trabalho em favor da convivência de culturas recebeu, em outubro de 2004, a Medalha das quatro sinagogas sefarditas de Jerusalém. Pela divulgação destas músicas inéditas vem recebendo excelentes críticas e prémios internacionais, tendo sido nomeado em 1997, 2000 e 2004, como Melhor Artista de Música Clássica nos Prémios da Academia de Música.

 

Realizou 7 exposições sobre instrumentos musicais, como por exemplo "Bisabuelos de una Orquesta" e "Instrumentos de la Edad Media".

 

Publicou livros como "Música Europea del siglo XV para el Órgano de papel de Leonardo da Vinci", "Los Cuatro Elementos y la Sociedad Red, Música", "Rumi e Ibn Arabí, La ciencia del Amor", "Ibn Gabirol, caballero de la palabra", etc.

 

Actualmente, Eduardo Paniagua desenvolve, com o grupo Música Antigua, o projecto de gravação das Cantigas de Alfonso X. O grupo Música Antigua, liderado pelo músico, é composto por especialistas na música medieval espanhola. Integra cantores e instrumentistas espanhóis e convidados estrangeiros que se debruçam sobre projetos musicais e discográficos de três culturas que coexistem em Espanha: judaica, muçulmana e cristã.

 

Os seus trabalhos sobre a música andaluza e hispano-judaica tiveram excelentes críticas internacionais e o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional, pela sua qualidade e pela recuperação do património musical hispano medieval.

 

O trabalho que desenvolve com instrumentos cópia dos da época é essencial para a realização dos projetos musicais de concertos e gravações.

 

Com organização do projeto Mural Sonoro da autoria da investigadora Soraia Simões, em colaboração com o Museu da Música e a Associação dos Amigos do Museu da Música, “Conversa ao Correr das Músicas” é um ciclo de eventos em que se procura misturar a música e o discurso oral.

 

Este ciclo assentará em conversas com apontamentos musicais, concentrando-se no percurso de um músico, autor, compositor e intérprete, no seu repertório, técnicas de execução e experiência musical. Soraia Simões apresentará um músico/autor, que tocará e estará simultaneamente à conversa sobre o seu trabalho.

 

As várias sessões serão registadas para arquivo pela Associação Mural Sonoro tendo em vista a realização de uma coleção de vídeos documentais. A primeira sessão, com o músico e compositor brasileiro Ivan Lins pode já ser ouvida em:
http://www.muralsonoro.com/mural-sonoro-blog/2014/6/8/conversa-ao-correr-das-msicas

 

Soraia Simões é Presidente e Investigadora na Associação Mural Sonoro, um projecto de arquivo e documentação musical. Pós-Graduada em Estudos de Música Popular pelo Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é autora do livro “Passado-Presente. Uma viagem ao universo de Paulo de Carvalho” (2012). Em 2014 recebeu um Prémio Megafone / Sociedade Portuguesa de Autores.

 

Mural Sonoro:
- Portal: http://www.muralsonoro.com
- Mural Sonoro - Organologia: http://www.muralsonoro.com/organolog/
- Arquivo Mural Sonoro: http://www.muralsonoro.com/arquivomuralsonoro-2/
- Mural Sonoro (Facebook): https://www.facebook.com/MuralSonoro

 

+INFO:
- http://www.muralsonoro.com/mural-sonoro-blog/2014/6/8/conversa-ao-correr-das-msicas
- http://www.muralsonoro.com/iniciativas

 

RESERVAS E INFORMAÇÃO: Tel. 217710990