.:: 'Um Músico, Um Mecenas 2015' - 1.º Concerto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 21 de Março de 2015 // 18:00 h

Pianoforte van Casteel A edição 2015 do ciclo de concertos com instrumentos históricos 'Um Músico, Um Mecenas' regressa já no próximo dia 21 de Março pela mão do cravista e organista, José Carlos Araújo, que interpretará no Pianoforte van Casteel (1763) um programa dedicado à "Música Ibérica do Século XVIII". A entrada é livre.

Com dez concertos até ao final do ano (conferir programação mais abaixo), a edição de 2015 do ciclo 'Um Músico, Um Mecenas' voltará a contar com reputados intérpretes nacionais e internacionais, que darão voz a mais peças da coleção do Museu da Música.

A primeira delas será o pianoforte van Casteel (1763), uma das peças mais relevantes do acervo do Museu da Música. Este instrumento é o único pianoforte conhecido em todo o mundo da autoria de van Casteel, além de um dos raríssimos pianofortes originais de construção portuguesa que chegaram até nós. Foi restaurado em 2013 pelo construtor de instrumentos de tecla, Geert Karman.

"Um Músico, um Mecenas" é um ciclo de concertos, de entrada livre, organizado pelo Museu da Música e que tem como objetivo divulgar o importante acervo do Museu, dando voz a tesouros nacionais e instrumentos de valor histórico único da sua coleção, considerada uma das mais ricas da Europa.

Os concertos deste ciclo são então autênticas viagens à coleção do Museu da Música, conduzidas por grandes intérpretes nacionais e internacionais que dão a conhecer os instrumentos através da sua utilização e de uma contextualização histórica estendida ao repertório escolhido.

A interpretação, a necessária (e muitas vezes urgente) manutenção dos instrumentos musicais e a comunicação da história de cada um deles são factores intimamente ligados e que resultam numa acção concertada entre o Museu da Música e os Mecenas do ciclo (músicos e construtores/restauradores).

«UM MÚSICO, UM MECENAS 2015»:
- 21 de Março - José Carlos Araújo interpreta "Música Ibérica do Século XVIII" no Pianoforte Van Casteel (1763)
- 2 e 4 de Abril - Amarilis Dueñas Castán e Esperanza Rama (Direcção Artística: João Paulo Janeiro) interpretam a "Integral das Sonatas de Vivaldi" nos violoncelos Galrão (Séc. XVIII)
- 16 de Maio - Irene Lima e João Paulo Santos apresentam "Música no Tempo de D. Luís I" no Violoncelo Stradivarius Chevillard - Rei de Portugal (1725) e no Piano Bechstein de Luís de Freitas Branco (c. 1920)
- 20 de Junho - Cristiano Holtz interpreta "Sonatas de Domenico Scarlatti" no Cravo Antunes (1758)
- 11 de Julho - Diana Vinagre e Miguel Jalôto interpretam "O Violoncelo - Redescoberta do Repertório Alemão" no Violoncelo Dinis (1797) e no Órgão Fontanes (1780)
- 1 de Agosto - Hugo Sanches, Manuela Lopes (Soprano) e Pedro Sousa Silva (flautas) interpretam "Seicento Italiano e Barroco Francês e Inglês" na Tiorba Buchenberg (1608)
- 5 de Setembro - Nuno M. Cardoso e Duarte Pereira Martins interpretam "Beethoven e Brahms" no Violoncelo Lockey Hill de Guilhermina Suggia (1800) e no Piano de Cauda Bechstein (c. 1920)
- 1 de Outubro - Paulo Gaio Lima interpreta "À volta das Suites de Bach" no Violoncelo Stradivarius Chevillard - Rei de Portugal (1725)
- 21 de Novembro - Cremilde Rosado Fernandes interpreta "Música Ibérica do Século XVIII" no Pianoforte Van Casteel (1763)
- 19 de Dezembro - Filipa Oliveira e Hughes Kesteman (Direcção Artística: João Paulo Janeiro) interpretam "Sonatas de Galliard" na Flauta de Bisel Rust & Dubois (Séc. XVIII) e no Fagote Grenser (1801)

Reservas e mais informações: 21 771 09 90.