.:: ‘Machinas Fallantes’ PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta-Feira, 15 de Abril de 2015 // 19:00 h

Machinas Fallantes “Machinas Fallantes: A Música Gravada em Portugal no Início do Século XX” é um livro da autoria de Leonor Losa, recentemente editado pela editora Tinta da China, e que será apresentado no Museu da Música.

Com organização partilhada Museu da Música / Tinta da China, a apresentação contará com a presença da autora e dos investigadores Susana Belchior e Manuel Deniz Silva, que falarão sobre o início da indústria fonográfica em Portugal. A conversa será ilustrada com apontamentos musicais, alguns dos quais de gramofones e discos da colecção do Museu da Música. Entrada Livre.

Sobre o livro, aqui fica a informação veiculada pela editora: Com investigação e iconografia inéditas, Leonor Losa recupera a história da implantação da indústria fonográfica em Portugal. Desde a recepção das tecnologias de gravação e reprodução sonora no final do século XIX, passando pela lenta popularização dos gramofones e dos discos no começo do século XX, até à ampla aceitação social dos anos 30, a música gravada tornou-se sinónimo de distinção social e de luxo. Mas, para além da nova tecnologia, esta é também a história de um mundo de concertos, de teatros de revista, de artistas-intérpretes, de repertórios populares e eruditos. As canções, cançonetas e fados restaurados no CD deste livro constituem documentos raros, gravados nos anos 10 e 20. São eles que — a par das imagens fotográficas da vida social na cidade, dos aparelhos de som, das lojas, das fábricas e dos estúdios, dos teatros e dos protagonistas — conferem existência material à narrativa, transportando-nos directamente para o tempo das «machinas fallantes».