.:: Antonio Carlos Magalhães PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta-Feira, 20 de Maio de 2015 // 21:30 h

Antonio Carlos Magalhães António Carlos Magalhães é um pianista e cravista pós-graduado em práticas interpretativas em música brasileira, temática que estará no centro do recital de piano que realizará no Museu da Música, com organização da Associação dos Amigos do Museu da Música. Entrada 5,00.

ANTONIO CARLOS DE MAGALHÃES nasceu no Brasil, em Belo Horizonte, e estudou licenciatura em piano na Escola de Música da UFMG. Bolsista do I Festival Internacional de Cravo em Porto (Portugal), é pós-graduado em práticas interpretativas em música brasileira pela Escola de Música da UEMG. Atualmente é diretor artístico da série Segunda Musical da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Ministrou oficinas de música barroca para pianistas no 24º , 25º e 26º Inverno Cultural da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei). Fez cursos de aperfeiçoamento com Pedro Personi, Felipe Silvestre (Portugal), Nicolau de Figueredo (Suíça), Regina Scholchauer, Edmundo Hora, Beatrice Sterna (Itália), Ilton Wyuniski (França), entre outros.

Como instrumentista, possui experiência em música erudita e popular. Participou no Collegium Musicum de Minas (gravou 3 CDs) e no Camerata Athaide, com o qual realizou uma digressão por 57 cidades no projeto Sonora Brasil – Sesc. Realizou e gravou o DVD da digressão “Antologia Musical nos Caminhos da Estrada Real”, dentro do projeto Trilhas da Cultura. Participou na ópera e filme “La Serva Padrona”, dirigido por Carla Camurati; no 4.º Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos na Fundação de Educação Artística; no I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical, da Escola de Música da UFMG, 24ª , 25º e 26º Inverno Cultural da UFSJ, I Seminário SESC/MG de Música Antiga, II Pianofest (Festival Pianístico de Belo Horizonte), entre outros. Participou também na novela “Xica da Silva”, da Rede Manchete, e, por diversas vezes, no Programa Harmonia, da Rede Minas de Televisão, além do tradicional programa “Música e Músicos do Brasil”, da Rádio MEC-FM.

Realizou uma digressão por Portugal, Alemanha e Áustria com a saxofonista Maria Bragança, com quem gravou o CD “Alma Barroca”; e uma digressão a propósito do CD "O cravo e a Rosa", patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Realizou “Concertos Comentados de Cravo: Nosso Barroco Mineiro” por todo o Estado de Minas, dentro das comemorações oficiais do Bicentenário de Aleijadinho. Gravou 3 CDs a solo: “Sabará” , “O Cravo e a Rosa” e “Fortepiano no Brasil do séc. XIX” (Lei Rouanet). Participou nos CDs “Señora del Mundo”, “Origem” e “Ninguém morra de ciúme” do agrupamento “Collegium Musicum de Minas” e nos CDs “Alma Barroca” ,“A outra cidade” (Kristof Silva e outros), “Bigorna” (Cartoon), "Celso Adolfo - Voz, violão e algumas dobras" e “Estrada Real de Villa Rica”.

1.ª PARTE

O BARROCO DE MINAS GERAIS (Brasil)

Anónimo (Séc. XVIII) - Acervo
Marcha dos Negros de Pamplona da Lira Ceciliana de Prados