.:: DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda-Feira, 18 de Maio de 2015 // 10:00 h - 20:30 h

Dia Internacional dos Museus 2015 O Museu da Música celebra o Dia Internacional dos Museus, este ano subordinado ao tema “Museus para uma Sociedade Sustentável”. Actividades para todos os gostos, incluindo oficinas de construção de instrumentos, visitas flash, uma demonstração de hang, um quiz musical, concertos do Grupo Coral "Estrelas do Guadiana" (Cante Alentejano), da Banda da Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria da Amadora e, a encerrar, de JP Simões. Este ano com a novidade do Museu sair à rua. A entrada é livre.

NO INTERIOR DO MUSEU:

11:00 h e 12:00 h - A EDUCAÇÃO DOS FILHOS DE D. MARIA II // MÚSICOS DO MUSEU
Visitas flash ao Museu da Música (duração: c. 20 minutos) conduzidas pelo historiador João Mendes Pinto. Em torno de parte da iconografia presente na exposição permanente do Museu da Música, estabelecem-se relações com a restante coleção e o seu contexto histórico.

14:00 h e 15:00 h – VISITAS GUIADAS FLASH  À EXPOSIÇÃO PERMANENTE DO MUSEU DA MÚSICA
Visitas guiadas de curta duração, cerca de 20 minutos, à coleção instrumental do Museu da Música conduzidas por Victor Palma (Coordenador dos Serviços de Extensão Cultural do Museu da Música), com momentos de interatividade e muita música à mistura.

15:30 h – QUIZ MUSICAL
Quiz musical em edição especial, vocacionada para o público em idade escolar, com momentos de interatividade e muita diversão.

19:30 h – JP SIMÕES
Concerto do músico e compositor JP Simões. Membro dos  Pop Dell’Arte, Belle Chase Hotel e Quinteto Tati, e com uma extensa e prestigiada carreira a solo, apresenta-se para um concerto intimista de final de tarde no Museu da Música.

NO EXTERIOR DO MUSEU:

10:00 h - 18:00 h – OFICINAS DE CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS COM MATERIAIS RECICLADOS
Nas oficinas de construção de instrumentos musicais com materiais reciclados, os mais novos dão o exemplo para uma Sociedade Sustentável. Público-Alvo: 5 aos 10 anos.

14:00 h - 15:00 h – DEMONSTRAÇÃO DE HANG POR CARLOS RODRIGUES
Será uma tartaruga? Será um óvni? Não, é o hang, um instrumento peculiar inventado na Suiça no ano 2000. Venha conhecer o som e as particularidades deste instrumento musical, num concerto comentado por Carlos Rodrigues, artista e animador de rua que tem vindo a explorar os mais variados registos ritmícos e melódicos do hang, aventurando-se também na sua construção.

17:00 h – CANTE ALENTEJANO - GRUPO CORAL “ESTRELAS DO GUADIANA”

O Grupo Coral "Estrelas do Guadiana", da Associação Cultural e Recreativa dos Alentejanos Residentes em Tires, concelho de Cascais, surge em 1975 por iniciativa de um grupo de alentejanos residentes na localidade que pretendiam reviver as tradicionais modas alentejanas. Os participantes deste Grupo são oriundos das regiões do Alto Alentejo, Baixo Alentejo e do Algarve, regiões atravessadas pelo Rio Guadiana, facto esse levou à escolha do nome para o Grupo Coral de “Estrelas do Guadiana”.

18:30 h – BANDA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA COMÉRCIO E INDÚSTRIA DA AMADORA

A SFCIA foi fundada em 1959 sob patrocínio de empresas de comércio e indústrias da Amadora. Esta sociedade é hoje uma instituição reconhecida e agraciada no contexto social da cidade, participando na vida da Amadora através da música, praticando-a, ensinando-a aos alunos das escolas e a quem mais se sinta de qualquer forma motivado pela música. A sua Banda Filarmónica é, presentemente, composta por quarenta e seis elementos, maioritariamente jovens de ambos os sexos, quase todos formados nas escolas da Sociedade e muitos deles a frequentarem o Conservatório de Música de Lisboa. Possui já vários CD's gravados ao vivo e um primeiro CD comercial, gravado no auditório da sua sede social.