.:: Alvim & Canton PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-Feira, 15 de Maio de 2015 // 21:30 h

Alvim & Canton Alvim & Canton são um duo pianístico que reúne Heron Alvim e Junia Canton. Estarão no Museu da Música para um concerto de piano a quatro mãos, com organização da Associação de Amigos do Museu da Música. Entrada 5,00.

O duo Alvim & Canton foi formado em 1990 e desde então tem vindo a apresentar-se em diversas séries musicais brasileiras e realizando gravações ao vivo, para rádio e televisão. Em 2014, em digressão pelo norte dos Estados Unidos, apresentaram o seu trabalho em cidades dos estados de Columbia, Connecticut e Massachusetts. Foram convidados a inaugurar a nova “State-or-the-Art Facility” (sala de concertos e apresentações artísticas) da Kent Music School na cidade de Kent/CT. São artistas convidados da 1.ª edição do festival “International Piano Week at Cushing Academy” em Ashburnham, Massachusetts em julho de 2015, onde irão atuar como músicos e professores. Participaram em inúmeras master-classes e festivais no Brasil e no estrangeiro, incluindo duas vezes consecutivas na “Semana Internacional de Piano de Óbidos”, para pianistas como Paul Badura Skoda (Áustria), Boris Berman (Rússia), Josep Colom (Espanha), Luiz Carlos de Moura Castro (Brasil / USA), tendo gravado ao vivo para Rádio Portuguesa “Antena 2” em 2012 e 2013.

Junia Canton nasceu em Belo Horizonte no estado de Minas Gerais, Brasil. Estudou com os importantes pianistas e pedagogos brasileiros Celina Srvinszk e Luis Senise e com o transcritor e pianista holandês Frédéric Meinders. É detentora de 9 prémios em concursos brasileiros e sul-americanos de piano. Durante os seus cursos de pós graduação em Técnicas Interpretativas da Música Brasileira na Universidade Estadual de Minas Gerais, assim como do seu Mestrado em performance em piano na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisou e gravou diversos compositores brasileiros, nomeadamente o importante compositor pós-moderno José Antônio Rezende de Almeida Prado, com quem realizou entrevistas .Com frequência vem sendo convidada a ministrar palestras sobre música brasileira e master-classes de piano em universidades, conservatórios e importantes festivais brasileiros.

Junia Canton tem se destacado no cenário da pedagogia pianística no Brasil, tendo os seus alunos obtido mais de 220 prémios em concursos nacionais, sul americanos e internacionais de piano. É professora de piano e literatura do instrumento na Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais há 17 anos.

Heron Alvim formou-se em piano bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais, e concluiu o mestrado em performance na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Os seus principais professores foram Miguel Rosselini, Luiz Senise e Berenice Menegale. Recebeu inúmeros prémios em concursos nacionais de piano e tem se apresentado ao lado de músicos de renome no Brasil e no estrangeiro. Atualmente é pianista da área de cordas da escola de música da UFMG e professor de piano da Escola de Música da UEMG. Os seus alunos têm se destacado no mercado de trabalho bem como em festivais e concursos de piano no Brasil e no estrangeiro.

PROGRAMA:

F. Schubert (1797-1828) - Fantasia em fá menor opus 103