logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

.:: 'Um Músico, Um Mecenas 2015' - 4.º Concerto PDF Print E-mail
Sábado, 20 de Junho de 2015 // 18:00 h

Cristiano Holtz Cristiano Holtz interpreta as sonatas de Domenico Scarlatti no cravo Antunes de 1758, naquele que é o 4.º concerto da edição 2015 do ciclo 'Um Músico, Um Mecenas'. A entrada é livre.

 

CRISTIANO HOLTZ nasceu em 1972 no Brasil.

 

Influenciado por J.S. Bach iniciou, aos doze anos, os estudos de cravo com Pedro Persone. Mais tarde e, a convite de Jacques Ogg, prossegue os seus estudos nos Países Baixos, trabalhando dez anos com mestres como Meno van Delft. Desde muito jovem, a sua maior influência provém de Gustav Leonhardt, que o acolheu, excepcionalmente, como o seu derradeiro aluno oficial. É também de notável importância, o trabalho que desenvolveu com Pierre Hantaï, Marco Mencoboni e Miklos Spanyi, os quais, mais tarde, o convidaram para tocar e gravar concertos e peças a dois cravos.

 

Em 1998, a convite de diversas escolas de música portuguesas, como o Instituto Gregoriano de Lisboa, veio trabalhar para Portugal como professor de cravo e de música de câmara. Apresentou-se, sobretudo, como solista – no cravo, no clavicórdio e, em determinadas ocasiões, em órgãos históricos - em diversos países da Europa, Ásia, América do Sul e Estados Unidos, participando em diversos festivais de prestígio. Foram-lhe atribuídos numerosos prémios internacionais no Brasil, Alemanha, Grã-Bretanha e Espanha. Gravou obras de Bach, Haendel e C.Ph.E. Bach para as etiquetas Hortus, Ramée, Hera, merecendo rasgados elogios. Em 2014, ano de celebração dos 300 anos do nascimento de Carl Philipp Emanuel Bach gravou, no cravo e no clavicórdio o seu ensaio “Sur la Véritable art de jouer les instruments à clavier”.

 

Videos:
https://www.youtube.com/watch?v=Aj89NoUJEK8
https://www.youtube.com/watch?v=H4_lSFuzdjo
https://www.youtube.com/watch?v=atG_XJKoFNc


Construído por Joaquim José Antunes em 1758, o cravo que Cristiano Holtz irá utilizar é uma peça valiosíssima, Tesouro Nacional não só pela sua antiguidade e raridade, mas ainda por ser um dos únicos testemunhos da técnica de construção portuguesa de setecentos.

 

Com dez concertos até ao final do ano (conferir programação mais abaixo), a edição de 2015 do ciclo 'Um Músico, Um Mecenas' volta a contar com reputados intérpretes nacionais e internacionais, que dão voz a mais peças da coleção do Museu da Música.

 

"Um Músico, um Mecenas" é um ciclo de concertos com instrumentos históricos, de entrada livre, organizado pelo Museu da Música e que tem como objetivo divulgar o importante acervo do Museu, dando voz a tesouros nacionais e instrumentos de valor histórico único da sua coleção, considerada uma das mais ricas da Europa.

 

Os concertos deste ciclo são então autênticas viagens à coleção do Museu da Música, conduzidas por grandes intérpretes nacionais e internacionais que dão a conhecer os instrumentos através da sua utilização e de uma contextualização histórica estendida ao repertório escolhido.

 

A interpretação, a necessária (e muitas vezes urgente) manutenção dos instrumentos musicais e a comunicação da história de cada um deles são factores intimamente ligados e que resultam numa acção concertada entre o Museu da Música e os Mecenas do ciclo (músicos e construtores/restauradores).

 

«UM MÚSICO, UM MECENAS 2015»:
- 21 de Março - José Carlos Araújo interpreta "Música Ibérica do Século XVIII" no Pianoforte Van Casteel (1763)
- 2 e 4 de Abril - Amarilis Dueñas Castán e Esperanza Rama (Direcção Artística: João Paulo Janeiro) interpretam a "Integral das Sonatas de Vivaldi" nos violoncelos Galrão (Séc. XVIII)
- 16 de Maio - Irene Lima e João Paulo Santos apresentam "Música no Tempo de D. Luís I" no Violoncelo Stradivarius Chevillard - Rei de Portugal (1725) e no Piano Bechstein de Luís de Freitas Branco (c. 1920)
- 20 de Junho - Cristiano Holtz interpreta "Sonatas de Domenico Scarlatti" no Cravo Antunes (1758)
- 11 de Julho - Diana Vinagre e Miguel Jalôto interpretam "O Violoncelo - Redescoberta do Repertório Alemão" no Violoncelo Dinis (1797) e no Órgão Fontanes (1780)
- 1 de Agosto - Hugo Sanches, Manuela Lopes (Soprano) e Pedro Sousa Silva (flautas) interpretam "Seicento Italiano e Barroco Francês e Inglês" na Tiorba Buchenberg (1608)
- 5 de Setembro - Nuno M. Cardoso e Duarte Pereira Martins interpretam "Beethoven e Brahms" no Violoncelo Lockey Hill de Guilhermina Suggia (1800) e no Piano de Cauda Bechstein (c. 1920)
- 1 de Outubro - Paulo Gaio Lima interpreta "À volta das Suites de Bach" no Violoncelo Stradivarius Chevillard - Rei de Portugal (1725)
- 21 de Novembro - Cremilde Rosado Fernandes interpreta "Música Ibérica do Século XVIII" no Pianoforte Van Casteel (1763)
- 19 de Dezembro - Filipa Oliveira e Hughes Kesteman (Direcção Artística: João Paulo Janeiro) interpretam "Sonatas de Galliard" na Flauta de Bisel Rust & Dubois (Séc. XVIII) e no Fagote Grenser (1801)

 

Reservas e mais informações: 21 771 09 90.