logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

.:: Paulo Sousa e Niraje Komar PDF Print E-mail
Sábado, 27 de Junho de 2015 // 19:00 h

Paulo Sousa Concerto de sitar e tabla por Paulo Sousa e Niraje Komar. Organização: Associação dos Amigos do Museu da Música. Entrada 5,00.

 

PAULO SOUSA nasceu em Lisboa. No final da década de 90, começou a interessar-se pela Índia e pela sua música. Adquiriu então o seu primeiro sitar e iniciou o estudo do instrumento, paralelamente à sua actividade como guitarrista.

 

Na Primavera de 2005 gravou o primeiro trabalho com sitar, fundando o grupo Alap. Este disco continha temas originais, bem como interpretações do repertório hindustânico.

 

Em Outubro do mesmo ano, partiu para Puna, na Índia, após ter ganho uma Bolsa de Estudo da Fundação Oriente. Permaneceu nesse país até Agosto de 2007, onde aprendeu com o professor Pandit Hindraj Divekar, mestre de rudravina e sitar.

 

Desde que regressou da Índia, iniciou a divulgação desta música com uma série de concertos por diversos pontos do país. Tocou no Centro Cultural de Belém, onde foi acompanhado pelo tablista indiano Makarand Tulankar, concerto que foi gravado e transmitido em direto pela Antena 2 e que daria origem a um CD intitulado "Sitar para o anoitecer".

 

Em 2008 foi convidado a integrar o grupo de António Chaínho, com vista à produção, gravação e divulgação do disco “Lisgoa”.

 

Em 2009 realizou um outro importante concerto no Museu do Oriente, acompanhado pelo tablista Raimund Engelhardt, que daria origem ao CD “Ao vivo no Museu do Oriente”. Nesse mesmo ano Paulo Sousa marcou presença no Festival Músicas do Mundo de Sines, acompanhado pelo tablista Makarand Tulankar.

A partir de 2010 colaborou com a bailarina indiana Lajja Sambhavnath, radicada em Portugal, como sitarista no espectáculo "Soil to Soul", realizando importantes espectáculos na Aula Magna, Teatro da Trindade e Museu do Oriente, assim como fora de Lisboa.

 

Em Janeiro de 2011 fez quatro concertos em Madrid acompanhado pelo tablista Niraj Kumar, onde se destacou um concerto na Embaixada da Índia da capital espanhola. Regressaria ao Festival de Músicas do Mundo em 2011, desta vez acompanhando o guitarrista António Chaínho na apresentação do disco “Lisgoa”, no qual esteve envolvido na composição e divulgação, desde o Outono de 2009 até 2011, fazendo concertos em Belgrado, na Sérvia e em Maribor, na Eslovénia.

 

O ano de 2013 ficou assinalado pela criação do espectáculo de sitar e dança, ”Krishna, o Amante Divino”, com a bailarina Tarikavalli, que estreou no Teatro da Malaposta, seguido de outras apresentações, e culminando com a apresentação em 2 de Novembro no Museu do Oriente. Em 2015 regressaria ao CCB, para novo concerto.