logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLEÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

:: INICIO NOVIDADES
.:: 'Um Músico, Um Mecenas 2015' - 5.º Concerto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 11 de Julho de 2015 // 19:00 h

Diana Vinagre e Miguel Jalôto Chegados ao 5.º concerto do ciclo 'Um Músico, Um Mecenas', os instrumentos históricos serão o Violoncelo (1797) da autoria de Félix António Dinis e o Órgão (1780) da autoria de Joaquim Antonio Peres Fontanes. Estes serão interpretados por Diana Vinagre (violoncelo e direção artística) e Miguel Jalôto (orgão) no âmbito de um programa intitulado "O Violoncelo - Redescoberta do Repertório Alemão". A entrada é livre.

 

DIANA VINAGRE - Após a conclusão dos seus estudos na Academia Nacional Superior de Orquestra em Lisboa, na classe de Paulo Gaio Lima, o interesse que alimenta ao longo de vários anos pelas Práticas Históricas de Interpretação levam-na à Holanda. Ingressa no Conservatório Real de Haia no Departamento de Música Antiga e Práticas Históricas de Interpretação na classe de violoncelo barroco de Jaap ter Linden. Nesta Instituição conclui a Licenciatura e seguidamente o Mestrado, com distinção.

 

Desde que se dedica à prática do violoncelo histórico, colabora como freelancer com vários agrupamentos: Orquestra do séc XVIII, New Dutch Academy, B’Rock, Orchestra of The Age of Enlightenment, Irish Baroque Orchestra, Holland Baroque Society, Al Ayre ESpañol, Divino Sospiro, Forma Antiqua e Orquestra Barroca da Casa da Música. Toca regularmente sob a direcção de Enrico Onofri, Laurence Cummings, Mark Elder, Vladimir Jurowsky, Simon Murphy, Bartold Kuijken, Christina Pluhar, Elizabeth Wallfisch, Alfredo Bernardini, Rinaldo Alessandrini, Frans Bruggen, Lars Ulrik Mortensen, Alexis Kossenko, Chiara Banchini.

Em 2007 foi selecionada para integrar a Orquestra Barroca da União Europeia tendo-se apresentado como solista em várias ocasiões. No ano lectivo 2006/7, foi detentora da bolsa de estudo para investigação de Mestrado, Honnours Programme, concedida pelos Conservatórios de Haia e de Amsterdão.

 

Realizou várias gravações com o Divino Sospiro, Sete Lágrimas, Wallfisch Band, Orquestra Barroca da União Europeia, Forma Antiqua.

 

Além da sua actividade como freelancer em vários países europeus, é o primeiro violoncelo da Orquestra Barroca Divino Sospiro, residente no Centro Cultural de Lisboa , sob direcção de Enrico Onofri.

 

Em 2009 funda o Ensemble Bonne Corde que se especializa em repertório do séc. XVIII, tendo o violoncelo como ponto de partida. Neste momento Diana encontra-se a realizar um estudo de Doutoramento sobre o violoncelo em Portugal c. 1750-1834 na UNL-INET sob orientação do Prof. Rui Vieira Nery, com uma bolsa de estudos do FCT.

 

 

MIGUEL JALÔTO - Bachelor of Music (2002) e Master of Music (2005) pelo Departamento de Música Antiga e Práticas Históricas de Interpretação do Conservatório Real de Haia (Países Baixos), sob a orientação de Jacques Ogg. Frequentou Master-Classes com Gustav Leonhardt, Olivier Baumont, Ilton Wjuniski, Laurence Cummings e Ketil Haugsand. Estudou órgão barroco e clavicórdio. Foi bolseiro do Centro Nacional de Cultura. É Mestre em Música pela Universidade de Aveiro (2006). É membro da Orquestra Barroca Divino Sospiro desde 2005.

 

Colabora regularmente com a Orquestra Barroca da Casa da Música (Porto). Apresentou-se em vários concertos em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Áustria, Polónia, Bulgária e Japão. Solista nos festivais de Île-de-France, Folle Journée (Nantes e Lisboa), Ambronay, Febrero Lirico d'El Escorial e Varna Music Festival. Membro da Académie Baroque Européenne de Ambronay em 2004 sob a direcção de Christophe Rousset. Concertos com Lyra Baroque Orchestra (Minnesota) e Real Escolania de San Lourenço d’El Escorial, Orquestra da Radiotelevisão Norueguesa, Camerata Academica Salzburg, Orquestra de Camera da Sinfonica da Galiza, Orquestra Metropolitana de Lisboa, entre outras. Tocou sob a direcção de Jaap ter Linden, Elizabeth Wallfish, Ton Koopman, Roy Goodman, Christina Pluhar, Enrico Onofri, Rinaldo Alessandrini, Chiara Banchini, Alfredo Bernardini, Christoph Coin, Jacques Ogg, Christophe Rousset, Wim Becu, Laurence Cummings, Fabio Biondi, Antonio Florio, Harry Christophers e Martin Brabbins. É membro fundador e director artístico do Ludovice Ensemble.

 

 

Com dez concertos até ao final do ano (conferir programação mais abaixo), a edição de 2015 do ciclo 'Um Músico, Um Mecenas' volta a contar com reputados intérpretes nacionais e internacionais, que dão voz a mais peças da coleção do Museu da Música.

 

"Um Músico, um Mecenas" é um ciclo de concertos com instrumentos históricos, de entrada livre, organizado pelo Museu da Música e que tem como objetivo divulgar o importante acervo do Museu, dando voz a tesouros nacionais e instrumentos de valor histórico único da sua coleção, considerada uma das mais ricas da Europa.

 

Os concertos deste ciclo são então autênticas viagens à coleção do Museu da Música, conduzidas por grandes intérpretes nacionais e internacionais que dão a conhecer os instrumentos através da sua utilização e de uma contextualização histórica estendida ao repertório escolhido.

 

A interpretação, a necessária (e muitas vezes urgente) manutenção dos instrumentos musicais e a comunicação da história de cada um deles são factores intimamente ligados e que resultam numa acção concertada entre o Museu da Música e os Mecenas do ciclo (músicos e construtores/restauradores).

 

«UM MÚSICO, UM MECENAS 2015»:
- 21 de Março - José Carlos Araújo interpreta "Música Ibérica do Século XVIII" no Pianoforte Van Casteel (1763)
- 2 e 4 de Abril - Amarilis Dueñas Castán e Esperanza Rama (Direcção Artística: João Paulo Janeiro) interpretam a "Integral das Sonatas de Vivaldi" nos violoncelos Galrão (Séc. XVIII)
- 16 de Maio - Irene Lima e João Paulo Santos apresentam "Música no Tempo de D. Luís I" no Violoncelo Stradivarius Chevillard - Rei de Portugal (1725) e no Piano Bechstein de Luís de Freitas Branco (c. 1920)
- 20 de Junho - Cristiano Holtz interpreta "Sonatas de Domenico Scarlatti" no Cravo Antunes (1758)
- 11 de Julho - Diana Vinagre e Miguel Jalôto interpretam "O Violoncelo - Redescoberta do Repertório Alemão" no Violoncelo Dinis (1797) e no Órgão Fontanes (1780)
- 1 de Agosto - Hugo Sanches, Manuela Lopes (Soprano) e Pedro Sousa Silva (flautas) interpretam "Seicento Italiano e Barroco Francês e Inglês" na Tiorba Buchenberg (1608)
- 5 de Setembro - Nuno M. Cardoso e Duarte Pereira Martins interpretam "Beethoven e Brahms" no Violoncelo Lockey Hill de Guilhermina Suggia (1800) e no Piano de Cauda Bechstein (c. 1920)
- 1 de Outubro - Paulo Gaio Lima interpreta "À volta das Suites de Bach" no Violoncelo Stradivarius Chevillard - Rei de Portugal (1725)
- 21 de Novembro - Cremilde Rosado Fernandes interpreta "Música Ibérica do Século XVIII" no Pianoforte Van Casteel (1763)
- 19 de Dezembro - Filipa Oliveira e Hughes Kesteman (Direcção Artística: João Paulo Janeiro) interpretam "Sonatas de Galliard" na Flauta de Bisel Rust & Dubois (Séc. XVIII) e no Fagote Grenser (1801)

 

Reservas e mais informações: 21 771 09 90.