.:: Luísa Amaro & Amigos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-Feira, 16 de Outubro de 2015 // 21:00 h

Luísa Amaro e Vítor Sousa O novo corpo gerente da Associação de Amigos do Museu Nacional da Música, presidido por Luisa Amaro, apresenta-se ao público com “Therapeutica Musical”, evento que intercala música do presente com artigos da imprensa musical do início do séc. XX. Entrada 10,00.

Luísa Amaro (guitarra portuguesa), acompanhada por Gonçalo Lopes (clarinete baixo), Paulo Sérgio (piano) e Vítor Sousa (leitura de textos), atuam ‘pro bono’, revertendo as receitas da bilheteira a favor da Associação de Amigos do Museu Nacional da Música.

Luísa Amaro é uma pioneira da guitarra portuguesa, tendo sido a primeira mulher a gravar como autora e intérprete deste instrumento. Foi discípula de Carlos Paredes, que acompanhou na vida e em centenas de concertos por todo o mundo. É desde este ano Presidente da Direção da Associação de Amigos do Museu Nacional da Música.

Os artigos da imprensa musical selecionados datam do início do século XX, época da formação das primeiras grandes coleções privadas de instrumentos musicais em Portugal. Essas coleções contribuíram de forma decisiva para o que é hoje o acervo do Museu e para a defesa deste património.

Também no início do século XX começou a formar-se um novo público de entusiastas, que cultivava o gosto por instrumentos musicais e pela música e que tinha expressão, nomeadamente, através da imprensa da especialidade. A Associação de Amigos do Museu Nacional da Música, que desenvolve inúmeras iniciativas, é uma das herdeiras mais diretas desse entusiasmo.