.:: 'Um Músico, Um Mecenas 2015' - 9.º Concerto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 21 de Novembro de 2015 // 18:00 h

Clavicórdio da autoria de Jacinto Ferreira (Museu Nacional da Música, Inv. MM 412) No penúltimo concerto da edição 2015 do ciclo 'Um Músico, Um Mecenas', Cremilde Rosado Fernandes interpreta "Música Ibérica do Século XVIII" à volta do núcleo de Clavicórdios do Museu Nacional da Música, utilizando para o efeito uma cópia moderna do clavicórdio de Jacinto Ferreira de 1783 (n.º inv. MM 412). A entrada é livre.

Cremilde Rosado Fernandes interpretará obras de Carlos Seixas (1704-1742), Sebastian Albero (1722 – 1756), António Soler (1729 - 1783), Fr. Manuel de Santo Elias (fl. 1765-1805) e Domenico Scarlatti (1685-1757). A reputada cravista falará ainda sobre alguns exemplares da coleção do museu, que nesse dia estarão em exposição no palco.

CREMILDE ROSADO FERNANDES concluiu o Curso Superior de Piano, tendo depois estudado Cravo, Clavicórdio e Interpretação de Música Antiga no Conservatório Nacional de Lisboa. Obteve o Diploma de Concerto em Cravo e Música de Câmara no "Bayerisches Staatskonservatorium der Musik" na cidade de Würzburg (Alemanha).

Na mesma cidade, teve a seu cargo, entre 1976 e 1981, a classe de Instrumentos de Tecla Históricos no "Hermann-Zilcher-Konservatorium". Além de numerosos recitais realizados em países europeus e extra-europeus, onde os seus programas têm procurado dar especial relevo à Música Ibérica dos séculos XVI, XVII e XVIII, Cremilde Rosado Fernandes participou também em muitos Festivais Internacionais de Música, tendo sido chamada frequentemente a orientar cursos e seminários dedicados à Música de Tecla dos séculos XVI a XVIII, em Portugal e no estrangeiro. Gravou vários discos para companhias, portuguesas, alemãs, espanholas e francesas.

De 1986 a 2007 foi Professora de Cravo na Escola Superior de Música de Lisboa, instituição que dirigiu entre 2001 e 2007.

Com dez concertos até ao final do ano (conferir programação mais abaixo), a edição de 2015 do ciclo 'Um Músico, Um Mecenas' volta a contar com reputados intérpretes nacionais e internacionais, que dão voz a mais peças da coleção do Museu da Música.

"Um Músico, um Mecenas" é um ciclo de concertos com instrumentos históricos, de entrada livre, organizado pelo Museu da Música e que tem como objetivo divulgar o importante acervo do Museu, dando voz a tesouros nacionais e instrumentos de valor histórico único da sua coleção, considerada uma das mais ricas da Europa.

Os concertos deste ciclo são então autênticas viagens à coleção do Museu da Música, conduzidas por grandes intérpretes nacionais e internacionais que dão a conhecer os instrumentos através da sua utilização e de uma contextualização histórica estendida ao repertório escolhido.

A interpretação, a necessária (e muitas vezes urgente) manutenção dos instrumentos musicais e a comunicação da história de cada um deles são factores intimamente ligados e que resultam numa acção concertada entre o Museu da Música e os Mecenas do ciclo (músicos e construtores/restauradores).

«UM MÚSICO, UM MECENAS 2015»:
- 21 de Março - José Carlos Araújo interpreta "Música Ibérica do Século XVIII" no Pianoforte Van Casteel (1763)
- 2 e 4 de Abril - Amarilis Dueñas Castán e Esperanza Rama (Direcção Artística: João Paulo Janeiro) interpretam a "Integral das Sonatas de Vivaldi" nos violoncelos Galrão (Séc. XVIII)
- 16 de Maio - Irene Lima e João Paulo Santos apresentam "Música no Tempo de D. Luís I" no Violoncelo Stradivarius Chevillard - Rei de Portugal (1725) e no Piano Bechstein de Luís de Freitas Branco (c. 1920)
- 20 de Junho - Cristiano Holtz interpreta "Sonatas de Domenico Scarlatti" no Cravo Antunes (1758)
- 11 de Julho - Diana Vinagre e Miguel Jalôto interpretam "O Violoncelo - Redescoberta do Repertório Alemão" no Violoncelo Dinis (1797) e no Órgão Fontanes (1780)
- 1 de Agosto - Hugo Sanches, Manuela Lopes (Soprano) e Pedro Sousa Silva (flautas) interpretam "Seicento Italiano e Barroco Francês e Inglês" na Tiorba Buchenberg (1608)
- 5 de Setembro - Nuno M. Cardoso e Duarte Pereira Martins interpretam "Beethoven e Brahms" no Violoncelo Lockey Hill de Guilhermina Suggia (1800) e no Piano de Cauda Bechstein (c. 1920)
- 1 de Outubro - Paulo Gaio Lima interpreta "À volta das Suites de Bach" no Violoncelo Stradivarius Chevillard - Rei de Portugal (1725)
- 21 de Novembro - Cremilde Rosado Fernandes interpreta "Música Ibérica do Século XVIII" numa cópia moderna do clavicórdio de Jacinto Ferreira (1783)
- 19 de Dezembro - Filipa Oliveira e Hughes Kesteman (Direcção Artística: João Paulo Janeiro) interpretam "Sonatas de Galliard" na Flauta de Bisel Rust & Dubois (Séc. XVIII) e no Fagote Grenser (1801)

Reservas e mais informações: 21 771 09 90.