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.:: 'Um Músico, Um Mecenas 2015' - 10.º Concerto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 19 de Dezembro de 2015 // 18:00 h

Contágio Barroco A edição 2015 do ciclo de concertos com instrumentos históricos 'Um Músico, Um Mecenas' chega ao fim com as sonatas de Johann Ernst Galliard (1687-1747) interpretadas pelo Ensemble CONTÁGIO BARROCO em torno da coleção de fagotes do Museu Nacional da Música. A entrada é livre.

 

Formado por Hugues Kesteman (fagote), Filipa Oliveira (flauta de bisel), João Paulo Janeiro (cravo) e Remi Kesteman (violoncelo), o Ensemble CONTÁGIO BARROCO é um agrupamento de música antiga que nasceu do desafio proposto pelo fagotista e professor Hugues Kesteman para divulgar a obra de Johann Ernst Galliard, compositor praticamente desconhecido do grande público. A eficácia e a energia contagiante da sua escrita musical motivou imediatamente os membros deste quarteto a assumir o compromisso de gravar em CD as suas sonatas para fagote e flauta de bisel e baixo contínuo, após um período de apresentações em concerto.

 

O instrumento em destaque no recital de Sábado é o fagote com o n.º de inventário MM 197, datado de 1801 e da autoria do alemão Heinrich Grenser (1764-1813).

 

Grenser foi um importante construtor de sopros. Ficou conhecido pela invenção do clarinete baixo (1793) e os fagotes que construiu foram a base para o desenvolvimento do modelo moderno e do sistema alemão Heckel (utilizado atualmente pela maioria dos fagotistas).

 

Grenser morreu em 1813, na cidade de Dresden. São conhecidos cerca de 150 instrumentos da sua autoria.

 

Incorporado no acervo do Museu Instrumental do Conservatório em 1931, o fagote MM 197 integrava originalmente a coleção reunida por Alfredo Keil.

 

Durante o concerto, o fagote Grenser será utilizado numa sonata de Mozart para violoncelo (Remy Kesteman) e fagote (Hugues Kesteman). 

 

O restante repertório do recital será constituído por sonatas de J.E. Galliard e interpretado pelo Ensemble Contágio Barroco. 

 

Johann Ernst Galliard foi um compositor alemão (1666/67-1747) contemporâneo de Johann Sebastian Bach, muito ativo em Inglaterra. Exímio executante de oboé e de flauta, escreveu muita música para teatro, tendo feito várias experiências singulares de coordenação entre a orquestra e a cena. Mas a sua produção não se resumiu à música de cena e em Março de 1740 escreveu um concerto para 24 fagotes e violoncelo, obra verdadeiramente singular, mas que se encontra perdida. Da sua composição sobreviveram um conjunto de sonatas para fagote e baixo contínuo e um conjunto de sonatas para flauta e baixo contínuo. São ambos de uma riqueza composicional extraordinária, revelando uma conceção cíclica e um sentido de unidade muito evidente. Galliard desempenhou um papel significativo na vida musical londrina setecentista. Foi membro fundador da Academy of Musica (1726) e da Royal Society of Musicians (1738). Traduziu também para língua inglesa o importante tratado de Tosi dedicado ao Canto, tendo aditado notas relevantes para a explicitação da execução vocal.

 

Hugues Kesteman é natural de Bruxelas e estudou no Conservatório Real de Música da cidade, tendo sido premiado com o mais alto valor dos instrumentistas de sopros dessa escola.

 

Aperfeiçoou-se com o Mestre Albert Hennige na Alemanha e estudou Música Antiga com o oboísta Paul Dombrecht no Lemmens Instituut de Leuven na Bélgica.

 

Foi fagote e contrafagote na Orquestra de Liége, solista e chefe de naipe na Orquestra da Rádio e Televisão Belga, primeiro fagote solista da Orquestra Filarmónica de Flandres na Bélgica e na Régie Sinfonia do Porto (atualmente Orquestra Sinfónica do Porto, Casa da Música).

 

Fez concertos por todo o mundo com "La Grande Ecurie et la Chambre du Roy, Concerto Köln, Les Musiciens du Louvre, Ensemble Rumein (com Sabine Meyer), Concerto Budapest e Quinteto Artziz", tocou com músicos como António Rosado e Pedro Burmester e participou em várias Gravações de CD’s com os ensembles Octophoros, Wiener Akademie, Segréis de Lisboa, Arte Real Ensemble e Concerto Ibérico Orquestra Barroca. Como Professor criou cinco cursos de fagote na Bélgica e outros cinco em Portugal. Foi orientador de Masterclasses nos E.U.A., França, Espanha, Portugal e Bélgica.

 

Organizou dois estágios nacionais de Fagote na Bélgica, assim como o primeiro estágio nacional de Fagote em Portugal e o primeiro Encontro Nacional de palhetas duplas, sendo membro fundador em 2008 da Associação Portuguesa de palhetas Duplas (APPD).

 

Assumiu durante três anos a direção do Departamento de Música na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE).

 

É atualmente professor de Música de Câmara, professor-fundador do curso de Fagote e Fagote Barroco e coordenador da Área de Sopros da ESMAE.

 

Com dez concertos até ao final do ano (conferir programação mais abaixo), a edição de 2015 do ciclo 'Um Músico, Um Mecenas' contou com reputados intérpretes nacionais e internacionais, que deram voz a peças da coleção do Museu Nacional da Música.

 

"Um Músico, um Mecenas" é um ciclo de concertos com instrumentos históricos, de entrada livre, organizado pelo Museu Nacional da Música e que tem como objetivo divulgar o importante acervo do Museu, dando voz a tesouros nacionais e instrumentos de valor histórico único da sua coleção, considerada uma das mais ricas da Europa. 

 

Os concertos deste ciclo são então autênticas viagens à coleção do Museu Nacional da Música, conduzidas por grandes intérpretes nacionais e internacionais que dão a conhecer os instrumentos através da sua utilização e de uma contextualização histórica estendida ao repertório escolhido.

 

A interpretação, a necessária (e muitas vezes urgente) manutenção dos instrumentos musicais e a comunicação da história de cada um deles são factores intimamente ligados e que resultam numa ação concertada entre o Museu da Música e os Mecenas do ciclo (músicos e construtores/restauradores).

 

O ciclo "Um Músico, um Mecenas" regressa em 2016.

 

 

PROGRAMA

 

J.E. GALLIARD (1687-1747) 

Sonata IV para fagote e baixo continuo

Adagio - Allegro e staccato - Adagio - Allemande (a tempo giusto) - Corrente (spiritoso) - Tempo di menuet (moderato)

 

W.A. MOZART (1756-1791)

Sonata KV 292(196c) para fagote e violoncelo

Andante

 

J.E. GALLIARD (1687-1747) 

Sonata IV para flauta e baixo continuo

largo - Allegro - Sarabanda (largo) - Presto

 

Sonata V para fagote e baixo continuo

Adagio - Allegro e spiritoso - Alla siciliano - Allegro assai

 

Sonata VI para flauta e baixo continuo

Grave - Allegro - Adagio - Giga (vivace)

 

 

«UM MÚSICO, UM MECENAS 2015»:
- 21 de Março - José Carlos Araújo interpreta "Música Ibérica do Século XVIII" no Pianoforte Van Casteel (1763)
- 2 e 4 de Abril - Amarilis Dueñas Castán e Esperanza Rama (Direcção Artística: João Paulo Janeiro) interpretam a "Integral das Sonatas de Vivaldi" nos violoncelos Galrão (Séc. XVIII)
- 16 de Maio - Irene Lima e João Paulo Santos apresentam "Música no Tempo de D. Luís I" no Violoncelo Stradivarius Chevillard - Rei de Portugal (1725) e no Piano Bechstein de Luís de Freitas Branco (c. 1920)
- 20 de Junho - Cristiano Holtz interpreta "Sonatas de Domenico Scarlatti" no Cravo Antunes (1758)
- 11 de Julho - Diana Vinagre e Miguel Jalôto interpretam "O Violoncelo - Redescoberta do Repertório Alemão" no Violoncelo Dinis (1797) e no Órgão Fontanes (1780)
- 1 de Agosto - Hugo Sanches, Manuela Lopes (Soprano) e Pedro Sousa Silva (flautas) interpretam "Seicento Italiano e Barroco Francês e Inglês" na Tiorba Buchenberg (1608)
- 5 de Setembro - Nuno M. Cardoso e Duarte Pereira Martins interpretam "Beethoven e Brahms" no Violoncelo Lockey Hill de Guilhermina Suggia (1800) e no Piano de Cauda Bechstein (c. 1920)
- 1 de Outubro - Paulo Gaio Lima interpreta "À volta das Suites de Bach" no Violoncelo Stradivarius Chevillard - Rei de Portugal (1725)
- 21 de Novembro - Cremilde Rosado Fernandes interpreta "Música Ibérica do Século XVIII" numa cópia moderna do clavicórdio de Jacinto Ferreira (1783)
- 19 de Dezembro - Filipa Oliveira e Hughes Kesteman (Direcção Artística: João Paulo Janeiro) interpretam "Sonatas de Galliard" na Flauta de Bisel Rust & Dubois (Séc. XVIII) e no Fagote Grenser (1801)

 

Reservas e mais informações: 21 771 09 90.