.:: Concerto de harpa por Marta Marinelli PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2015 // 19:00 h

Marta Marinelli Marta Marinelli é uma jovem e prestigiada harpista italiana que apresentará o seu trabalho no Museu Nacional da Música. Organização: Museu Nacional da Música / Instituto Italiano de Cultura de Lisboa. A entrada é livre.

MARTA MARINELLI nasceu em 1994 e em 2009 diplomou-se com a Prof.ª Patrizia Tassini no Conservatório Jacopo Tomadini de Udine, com a classificação máxima, louvor e menção honrosa. Já obteve grandes êxitos e reconhecimentos em concursos e festivais nacionais e internacionais. Em 2006 ganhou o 1.° prémio absoluto na categoria “Excellence” no concurso internacional Godefroid em Namur (Bélgica) e em 2010 classificou-se em primeiro lugar absoluto no II.° Concurso Internacional de Harpa da Eslovénia na categoria maior. Em 2012 atuou em direto do foyer da Opera de Lyon para a Rádio France Musique e entrou, como full member, na Orquestra Europeia Juvenil EUYO. Em 2013 classificou-se em primeiro lugar nas seleções organizadas pela Fundação do Teatro da Arena de Verona e ganhou o 2.º prémio e a medalha de prata no International Harp Competition de Bloomington (EUA), onde obteve também o prémio especial pela melhor execução e interpretação do Concerto para harpa solista e orquestra de Carl Reinecke Op. 182. Frequentou masterclasses com docentes de prestígio internacional, tais como Fabrice Pierre, Judith Liber, Isabelle Moretti e Catherine Michel. Completou um master no Conservatoire National Superior de Musique et Danse de Lyon em França, orientada pelos Maestros Fabrice Pierre, Sylvain Blassel e Park Stickney. Desenvolve actividade concertística em Itália e no estrangeiro (França, Espanha, Suíça, Eslovénia, Turquia e Irlanda).

Marta Marinelli atuará no Museu Nacional da Música ao abrigo do projeto “Suono Italiano – Scegli il Friuli”, que visa a valorização das excelências da Região do Friuli e nasce da cooperação entre o CIDIM (Comitato Nazionale Italiano Musica) e a Fundação CRUP (Cassa di Risparmio di Udine e Pordenone). No âmbito deste projeto, realizam-se em 2015 vários concertos de música clássica e contemporânea executados por jovens músicos da Região do Friuli com prestigiados reconhecimentos nacionais e internacionais. O projecto ‘Suono Italiano’ conta com o contributo do Ministero per i Beni e le Attività Culturali e del Turismo - Direzione Generale per lo Spettacolo dal vivo.

- Louis Spohr (1784-1859) - Fantasie c-moll op. 35 para harpa

- Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Pièce en Sol, extraite des Partitas, transcrição para harpa por H. Renié (1785-1956)
- Jean-Philippe Rameau (1683-1764) - L’Egyptienne, extrait du deuxiéme livre des “Pièces de clavecin”, transcrição para harpa por H. Renié (1785-1956)
- Paul Hindemith (1895-1963) - Sonata para harpa