.:: Escola de Pais - 2.ª Sessão PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2015 // 18:00 h

Escola de Pais JFSDB A iniciativa “Escola de Pais” regressa ao Museu Nacional da Música com a 2.ª sessão subordinada ao tema “Relações ou ralações familiares?”. A apresentação estará a cargo da Prof.ª Doutora Ana Oliveira, coordenadora da Licenciatura em Serviço Social da FCH. A inscrição e participação são gratuitas.

A comunicação é crucial na dinâmica familiar e é hoje um desafio. Que estratégias podem ser desenvolvidas para construir uma relação positiva que permita conciliar a preocupação, a disciplina com o cuidado e o afeto?

A Escola de Pais é uma iniciativa da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica promovida no âmbito da Comissão Social de Freguesia. Com seis sessões até Maio de 2016 (ver Programa completo mais abaixo), esta iniciativa pretende envolver os Pais e Encarregados de Educação e os Agentes Educativos da comunidade escolar da Freguesia de São Domingos de Benfica e tem como missão apoiar as famílias e os agentes educativos no desenvolvimento saudável das gerações futuras.

O desenvolvimento integral das crianças e jovens é uma responsabilidade de todos os que diariamente convivem com os alunos / educandos. A construção de um projeto de futuro para as próximas gerações exige um espaço de aprendizagem e reflexão com profissionais especializados de diferentes áreas, e é contributo fundamental para alargar o conhecimento e enriquecê-lo com estratégias para um desafio comum: Educar para um desenvolvimento saudável.

A proposito desta iniciativa da Comissão Social da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, a Diretora do Museu Nacional da Música, Dr.ª Graça Mendes Pinto, congratulou-se pela criação de “(...) um espaço de reflexão sobre questões de desenvolvimento integral da criança e do jovem, acolhendo ao longo deste ano letivo no museu a comunidade educativa com a presença dos oradores, dos pais, dos encarregados de educação, e dos agentes educativos desta freguesia. Certa da importância do ensino da música no desenvolvimento da criança e do jovem, missão igualmente desenvolvida por este museu, que proporciona a quem o visita múltiplas experiências educativas, e certos da importância das parcerias locais numa comunidade em que estamos presentes e onde devemos oferecer o nosso apoio e saber, o Museu Nacional da Musica associa-se a esta relevante iniciativa”.

Uma palavra para a Associação de Amigos do Museu Nacional da Música, que com o Museu tem construído e diversificado este seu caminho e que, em conjunto com este, viabilizou a realização deste projeto no espaço do Museu Nacional da Música.

PROGRAMA - ESCOLA DE PAIS - J.F. SÃO DOMINGOS DE BENFICA - 1.ª EDIÇÃO:
- 09/12/2015 - Sessão de Abertura - "Bem-estar físico e psicológico na família" - Oradora: Prof.ª Doutora Helena Rebelo Pinto, psicóloga, coordenadora da Licenciatura em Psicologia da FCH e do Instituto de Ciências da Família da Universidade Católica Portuguesa
- 18/01/2016 - "Relações ou ralações familiares?" - Oradora: Prof.ª Doutora Ana Oliveira, coordenadora da Licenciatura em Serviço Social da FCH
- 15/02/2016 - “Adolescência: até quando?” - Oradora: Dra. Eugénia Graça, Diretora do Gabinete de Apoio ao aluno da Universidade Católica Portuguesa – Sede
- 14/03/2016 - "Construindo o futuro: o papel dos pais na construção de projectos de vida saudáveis" - Oradora: Prof.ª Doutora Joana Carneiro Pinto, docente da Licenciatura em Psicologia da FCH da Universidade Católica Portuguesa
- 11/04/2016 - “Atitudes e estratégias positivas” - Oradora: Dr.ª Cristina Valente, psicóloga, autora do livro “Coaching para Pais”, Consultora Parental e dinamizadora de Grupos de Apoio para Pais
- 09/05/2016 - Espaço de reflexão e diálogo com todos os oradores - Comunicação final “Importância da música no desenvolvimento da criança e do jovem” - Orador: Dr. Victor Palma, Coordenador do Serviço de Extensão Cultural do Museu Nacional da Música - Encerramento: Pequeno Recital

+INFO: http://jf-sdomingosbenfica.pt/escola-de-pais-2a-sessao-relacoes-ou-ralacoes-familiares/