.:: Recital de Violino e Piano PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2016 // 19:00 h

Daniel Bolito e Duarte Pereira Martins No âmbito da exposição "Violinos de Construção Portuguesa", patente até 6 de Março, Daniel Bolito (no violino Galrão de 1794 da coleção do Museu Nacional da Música) e Duarte Pereira Martins (ao piano) interpretam Beethoven e também os compositores portugueses Joly Braga Santos e Luís Barbosa. A entrada é livre.

A exposição "Violinos de Construção Portuguesa" exibe alguns dos 40 exemplares que constituem o núcleo de violinos e violoncelos de construção portuguesa da coleção do Museu Nacional da Música e resultou de um processo de conservação e estudo destes instrumentos. Até Março estão programados mais concertos e conferências. Mais informação em breve.

DANIEL BOLITO iniciou os estudos musicais na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e na Academia de Música de Santa Cecília com as professoras Paula Fernandes e Lígia Soares. Em 2004, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Khatchatour Amirkhanian. Mais tarde, ingressou na Universidade de Évora, na classe de Valentim Stefanov, na qual completou um ano de pós-graduação, finalizando com 20 valores. Frequentou ainda diversos cursos de aperfeiçoamento, concursos e cursos de direção. Colaborou com orquestras como a Orquestra Sinfónica Juvenil, a Orquestra de Câmara Portuguesa e a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Em Dezembro de 2012 integrou a Orquestra Fundação Estúdio, em Guimarães. Com essas colaborações, tem-se apresentado em vários festivais, tais como City of London Festival, Dias da Música, no CCB, e Cistermúsica, em Alcobaça. Tendo leccionado em diversas instituições de ensino do país, é presentemente professor de violino no Conservatório de Cascais. Participa regularmente em concertos fora do panorama clássico, privilegiando uma abordagem menos tradicional e mais eclética ao instrumento. Colabora assiduamente com o Ensemble MPMP, desempenhando funções de concertino.

DUARTE PEREIRA MARTINS é licenciado em piano pela Escola Superior de Música de Lisboa, tendo concluído o curso de piano do Conservatório Nacional com a classificação máxima.
Fundou e é o vice-presidente do MPMP, dirigindo a sua temporada de eventos. É igualmente o diretor artístico das duas inéditas gravações integrais das sonatas de Carlos Seixas (por José Carlos Araújo) e João Domingos Bomtempo (por Philippe Marques).
Premiado em diversos concursos de piano, apresenta-se regularmente em concerto por todo o país e estrangeiro, em diversas formações, com especial destaque para a divulgação do património musical português. Gravou para a Antena 2 e para a TV Brasil.
Frequenta, paralelamente, o curso de Engenharia Física Tecnológica no Instituto Superior Técnico.

LUDWIG VAN BEETHOVEN - Sonata para violino e piano, opus 12, n.º 1, em ré maior
I. Allegro con brio