.:: Violinos de Construção Portuguesa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-Feira, 4 de Março de 2016 // 18:00 h

Dendrocronologia como método de datação de violinos e violoncelos Alexandra Lauw, investigadora do Centro de Estudos Florestais (CEF) do Instituto Superior de Agronomia (Universidade de Lisboa), apresenta no Museu Nacional da Música uma investigação pioneira em Portugal realizada em torno da utilização da dendrocronologia como método de datação de violinos e violoncelos. Entrada livre.

Esta apresentação surge na sequência da colaboração desenvolvida com o Museu a propósito da exposição “Violinos de Construção Portuguesa” e será seguida de um pequeno recital da conceituada violinista polaca, Veronika Schreiber, que utilizará para o efeito um violino de Joaquim José Galrão de 1794 da coleção do Museu Nacional da Música.

A exposição "Violinos de Construção Portuguesa" exibe alguns dos 40 exemplares que constituem o núcleo de violinos e violoncelos de construção portuguesa da coleção do Museu Nacional da Música e será prolongada até ao final do mês de Abril.

DENDROCRONOLOGIA

A dendrocronologia é um método científico que estuda os anéis de crescimento das árvores ao longo do tempo. Baseia-se no facto de haver uma relação entre o crescimento das árvores e as condições ambientais em que crescem, ou seja, os anéis de crescimento visíveis na madeira do tronco funcionam como “arquivos naturais” que permitem identificar e datar acontecimentos ambientais.

A dendrocronologia pode ser utilizada para diversas aplicações, desde o estudo do clima no passado ou de alterações ecológicas, até à datação de artefactos em madeira. Nesta dendroarqueologia destaca-se a datação de obras de arte e instrumentos musicais.

As obras de arte de coleções públicas e privadas, nomeadamente os instrumentos musicais e as pinturas, são uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de estudos dendrocronológicos em Portugal, permitindo não só datar como melhor conhecer as madeiras e técnicas de montagem utilizadas no passado.

A datação da madeira de um instrumento musical permite estimar a partir de quando a madeira poderia ter estado disponível para utilização pelo construtor.

Nesta investigação aplicou-se a dendrocronologia para datação das madeiras de violinos e violoncelos da colecção do Museu Nacional da Música.

RECITAL - VERONIKA SCHREIBER - VIOLINO GALRÃO

J.S.Bach (1685 - 1750) - Sonata em Sol minor BWV 1001