.:: Ensamble Quitapesares / Luísa Amaro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça-Feira, 31 de Maio de 2016 // 18:30 h

Ensamble Quitapesares O Museu Nacional da Música acolhe um concerto do 'Ensamble Quitapesares' da Colômbia, no âmbito de uma iniciativa de Diplomacia Desportiva e Cultural do Ministério para as Relações Exteriores daquele país que visa a prevenção e luta contra o recrutamento armado infantil através do desporto e da cultura. A finalizar o concerto, Luísa Amaro tocará guitarra portuguesa, apresentando assim o instrumento musical português a esta comitiva colombiana. A entrada é livre.

O 'Ensamble Quitapesares' é composto por um maraquero, um baixista e um cuatrista e onze crianças e adolescentes colombianas, intérpretes de bandola llanera, vencedoras individualmente em diferentes festivais regionais e nacionais na Colômbia. No concerto nterpretarão diferentes ritmos llaneros e música tradicional colombiana.

A bandola Llanera é um instrumento musical de cordas oriundo da região dos Llanos Orientales e este projeto tem como objetivo a preservação e a interpretação da música tradicional llanera.

A iniciativa de Diplomacia Desportiva e Cultural do Ministério para as Relações Exteriores da Colômbia vinculou-se a este processo que se desenvolve nas margens do Rio Orinoco, na fronteira da Colômbia com a Venezuela e pertence à Escola de Formação Artística Indio Venancio, instituição cultural que pertence à Alcaldía [Câmara Municipal] de Puerto Carreño e que atualmente conta com aproximadamente 350 crianças do território.

Esta iniciativa nasceu da aceitação voluntária por parte do Governo Nacional da Colômbia da Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a prevenção e luta contra o recrutamento armado infantil.

O desporto e a cultura são ferramentas efetivas para a formação de pessoas íntegras. Permitem fortalecer o desenvolvimento de processos sociais e gerar uma melhor qualidade de vida. Utilizando algumas das palavras proferidas pela Ministra das Relações Exteriores da Colômbia, Dra. Maria Angela Holguin: “este é o projeto que apoia todos os jovens, com a finalidade de “blindá-los” contra a violência; queremos mostrar as capacidades que têm estes jovens e as possibilidades que podem encontrar no desporto e na música”.

É oferecida à população infantil e juvenil dos municípios que enfrentam o recrutamento armado na Colômbia, a possibilidade de fortalecer o seu desenvolvimento desportivo e cultural através da interação com outras culturas na que se encontram com iniciativas de inclusão social, vinculada a um projeto que lhes permite aprender diretamente de reconhecidas figuras públicas nacionais e internacionais.

Ate à data, mais de mil meninos, meninas e jovens já participaram na iniciativa de Diplomacia Desportiva e Cultural do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia. Já participaram 65 municípios de 18 departamentos e já se visitaram 39 países na América, Ásia, África, Europa e Oceânia, para realizar intercâmbios em 16 modalidades desportivas, 13 géneros musicais e 1 audiovisual.