Arquivo Alfredo Keil / Luís Filgueiras | |||
Sendo mais popularmente reconhecido como autor do hino nacional, Alfredo Keil é uma figura transversal e multifacetada da cultura portuguesa que desenvolveu com grande relevo trabalho como pintor romântico, fotógrafo, poeta, compositor ou colecionador, deixando para a posteridade um património de grande valor.
O Museu Nacional da Música é detentor de uma parte significativa e demonstrativa desse património relativa aos aspetos musicais da sua ação, enquanto compositor e colecionador.
A preocupação de assegurar a preservação e difusão desse património estaria na origem de uma candidatura apresentada, em parceria com a Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música, ao “Concurso para Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais” da Fundação Calouste Gulbenkian em 2014.
Como resultado da aprovação dessa candidatura, foi possível realizar ações de preservação e conservação, assim como o tratamento documental dos arquivos Keil e Luís Filgueiras, maestro, compositor, professor de música e colaborador de Alfredo Keil. Numa fase posterior, seria ainda possível desenvolver uma fase de divulgação, no âmbito da qual o Museu organizou a exposição “Alfredo Keil - Memórias Felizes” assim como um concerto e duas conferências.
Na sequência do trabalho desenvolvido, a totalidade dos arquivos pessoais de Alfredo Keil e Luís Filgueiras pertencentes ao Museu Nacional da Música encontram-se também já acessíveis online para pesquisa a partir do site MatrizNet.
Sobre este projeto, foi produzida uma publicação em formato digital apresentando as várias tarefas desenvolvidas, assim como as principais conclusões e que pode ser consultada a partir do seguinte link:
O Museu Nacional da Música e a Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música agradecem publicamente o apoio prestado pela Fundação Calouste Gulbenkian, sem o qual o projeto referido atrás não teria sido possível.
|