.:: Homenagem a Artur Santos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jornadas Europeias Património // Sábado, 24 de Set. 2016 // 18:00 h

Homenagem a Artur Santos Apresentação oficial do CD de homenagem ao compositor Artur Santos (1914-1987), com obras para canto e piano e para piano solo gravadas por Ana Paula Russo (soprano) e José Bon de Sousa (piano), evento que integra a programação das Jornadas Europeias do Património no Museu Nacional da Música. Entrada livre.

O CD "Homenagem a Artur Santos" tem edição do MPMP, movimento patrimonial pela música portuguesa, e inclui oito canções da Beira Baixa (entre as quais "Senhora do Almortão"), duas da Beira Alta, duas do Baixo Alentejo e uma do "Cancioneiro Rodney Gallop", além da Sonata para piano, em quatro andamentos (1935), que valeu ao compositor o Prémio Beethoven na década de 1930.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual que pretende sensibilizar os cidadãos da Europa para a valorização do Património. Em 2016 decorrem nos dias 23, 24 e 25 de setembro. O tema deste ano foi adotado por um número alargado de países membros do Conselho da Europa, e também por Portugal, tendo como objetivo destacar e envolver as múltiplas formas de comunidade, comunidades locais, escolares, de bairro, clubes, associações de desenvolvimento, organizações não-governamentais, sejam de caráter cultural, religioso, filosófico, científico, desportivo ou recreativo, ou outras, preocupadas e vocacionadas para o conhecimento, proteção, desenvolvimento, utilização e organização dos seus próprios ambientes culturais, nas mais variadas formas. O pressuposto é de que a compreensão dos elos de ligação entre o património e a(s) comunidade(s) contribui para a valorização da cultura nas suas múltiplas dimensões.

Em Portugal, a coordenação da programação e divulgação das Jornadas Europeias do Património está a cargo da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

+INFO:
- https://www.facebook.com/jornadas.do.patrimonio