.:: Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jornadas Europeias Património // Sábado, 24 de Set. 2016 // 15:00 h

Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa Os Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa são um coro fundado em 2009 e constituído por cerca de quarenta crianças e adolescentes, com idades entre os oito e dezoito anos, selecionados a partir de um universo de mais de quinhentos candidatos. Dirigidos desde 2010 pela maestrina Inês Igrejas, os Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa estarão no Museu Nacional da Música para um concerto integrado na programação das Jornadas Europeias do Património. Organização: Conservatório de Lisboa. Entrada livre.

A realização do presente concerto resulta de um desafio lançado pelo Museu Nacional da Música ao Conservatório de Lisboa, a propósito das Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema “Comunidades e Culturas”.

Neste contexto, o Museu Nacional da Música entendeu que seria apropriado procurar envolver alguns elementos da sua própria comunidade. O desafio de colaborar nestas Jornadas seria então lançado e rapidamente aceite por duas das escolas de música que de forma mais transversal têm feito do Museu uma casa preferencial para as suas atividades ao longo dos últimos anos, em particular o Conservatório de Lisboa.

OS PEQUENOS CANTORES DO CONSERVATÓRIO DE LISBOA são um coro de crianças e jovens que tem desenvolvido um percurso de grande qualidade.

Em 2012, acompanhados da Camerata de Lisboa, gravaram, sob a etiqueta do consórcio Bomtempo-Numérica, e sob a direção de Joana Carneiro - diretora musical de Berkeley Symphony desde 2009, a primeira gravação de um conjunto de canções de Natal Portuguesas inéditas, escritas com base em canções populares portuguesas por quatro compositores contemporâneos portugueses - Carlos Marecos, Vasco Pearce de Azevedo, Sérgio Azevedo e João Madureira. O álbum é um exclusivo FNAC, e foi recomendado pelo canal de TV infantil mais popular em Portugal. O concerto de apresentação do álbum foi realizado no Mosteiro dos Jerónimos e teve mais de 1.200 participantes.

Na sequência de um convite do Presidente da República Português, em 2012, os Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa cantaram para o Presidente da República Português, no Palácio de Belém.

Em 2012 e 2013, os Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa cantaram nos três canais de televisão líder em Portugal.

A temporada dos Pequenos Cantores 2013 do Conservatório de Lisboa incluiu concertos em grandes teatros em Portugal, e intercâmbios com coros de França.

Em outubro de 2015 os Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa participaram no Festival Internacional de coros Canta Al Mar no qual venceram duas medalhas de prata nas categorias de coros juvenis de vozes iguais e música sacra. Nesta última categoria os Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa não só eram o coro com elementos mais jovens, como concorreram frente a coros de profissionais, adultos e de universidades.

O coro foi fundado em 2009, no mesmo ano que o Conservatório de Lisboa. Inês Igrejas é a maestrina do coro desde 2010.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual que pretende sensibilizar os cidadãos da Europa para a valorização do Património. Em 2016 decorrem nos dias 23, 24 e 25 de setembro. O tema deste ano foi adotado por um número alargado de países membros do Conselho da Europa, e também por Portugal, tendo como objetivo destacar e envolver as múltiplas formas de comunidade, comunidades locais, escolares, de bairro, clubes, associações de desenvolvimento, organizações não-governamentais, sejam de caráter cultural, religioso, filosófico, científico, desportivo ou recreativo, ou outras, preocupadas e vocacionadas para o conhecimento, proteção, desenvolvimento, utilização e organização dos seus próprios ambientes culturais, nas mais variadas formas. O pressuposto é de que a compreensão dos elos de ligação entre o património e a(s) comunidade(s) contribui para a valorização da cultura nas suas múltiplas dimensões.

Em Portugal, a coordenação da programação e divulgação das Jornadas Europeias do Património está a cargo da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

+INFO:
- https://www.facebook.com/jornadas.do.patrimonio