.:: Hora do Conto - “…Ilha Desconhecida” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jornadas Europeias Património // Sexta-Feira, 23 de Set. 2016 // 10:30 h

Hora do Conto - “…Ilha Desconhecida” A Hora do Conto chega ao Museu Nacional da Música no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2016, tendo como ponto de partida a leitura de “O Conto da Ilha Desconhecida” de José Saramago. Criação livre de Jozé Sabugo e Vítor Sax (Grupo Acusa Teatro), para a Hora do Conto – animação do Livro e da Leitura, esta atividade é recomendada para alunos do 8.º e 9.º anos, sendo interpretada por um contador de histórias e por um músico. Co-realização: Casa das Cenas. Entrada livre.

“A História de um homem que queria um barco para ir à procura da Ilha Desconhecida” é um conto muito especial, pois os personagens não têm nomes e são identificados pela sua posição social, abrindo o leque para as desigualdades sociais. O texto traduz um paradoxo superficialmente estranho pela busca do desconhecido. Ocorre à valorização dos anónimos, que têm o poder de decisão. A situação vivida pelo homem mostra uma burocracia que acontece nos dias atuais. O homem à procura do ″eu″, navega ao desconhecido à procura do conhecimento de si e da sua própria existência, ou seja, da sua história.

A História ou estórias são uma grande narrativa, em contínua construção, e suportes para preservar o património cultural imaterial, contribuindo também com todos os sentidos para a dinamização de espaços vivos, com história. A Hora do Conto tem como principal objetivo a utilização da voz como instrumento e caracteriza-se pela possibilidade de ouvir, conhecer, imaginar, construir e re-contar a mesma história, em aproximadamente 40 minutos.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual que pretende sensibilizar os cidadãos da Europa para a valorização do Património. Em 2016 decorrem nos dias 23, 24 e 25 de setembro. O tema deste ano foi adotado por um número alargado de países membros do Conselho da Europa, e também por Portugal, tendo como objetivo destacar e envolver as múltiplas formas de comunidade, comunidades locais, escolares, de bairro, clubes, associações de desenvolvimento, organizações não-governamentais, sejam de caráter cultural, religioso, filosófico, científico, desportivo ou recreativo, ou outras, preocupadas e vocacionadas para o conhecimento, proteção, desenvolvimento, utilização e organização dos seus próprios ambientes culturais, nas mais variadas formas. O pressuposto é de que a compreensão dos elos de ligação entre o património e a(s) comunidade(s) contribui para a valorização da cultura nas suas múltiplas dimensões.

Em Portugal, a coordenação da programação e divulgação das Jornadas Europeias do Património está a cargo da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

+INFO:
- https://www.facebook.com/jornadas.do.patrimonio