«Uma coleção com a casa às costas» é uma exposição que procura documentar os diversos "futuros possíveis" que a história atribulada da coleção do Museu Nacional da Música foi conhecendo.
Mantendo-se fechadas ao público as instalações do Museu em Lisboa, e encontrando-se as novas instalações em Mafra ainda em obras, esta exposição encontra-se patente na Biblioteca Nacional de Portugal, instituição a quem muito agradecemos a gentileza do acolhimento da ideia e todo o apoio dado à sua concretização.
O Museu Nacional da Música (MNM), a funcionar desde 1994 na estação de Metro do Alto dos Moinhos, em Lisboa, encerra ao público a partir do próximo dia 2 de outubro, iniciando-se o processo de mudança para a ala norte do Palácio Nacional de Mafra.
O novo espaço, com previsão de abertura no último trimestre de 2024, permitirá duplicar o número de peças em exposição, de 250 para 500, acolhendo um acervo de mais de 1300 instrumentos musicais do século XVI ao XXI, a par de espólios de partituras, fonogramas, iconografia e documentação variada.
Nada substitui a possibilidade de visitar presencialmente o Museu Nacional da Música, mas há sempre a possibilidade de ir “visitando” o Museu a partir de casa, seja através das nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, You Tube), seja através do Google Arts & Culture ou do MatrizNet e MatrizPix. Estamos à distância de um clique.
O Museu Nacional da Música juntou-se a um conjunto crescente de instituições culturais cujas coleções e exposições podem ser apreciadas através do Google Arts & Culture, no âmbito do projeto "Portugal: Arte e Património", resultado de uma parceria estabelecida entre o Google Arts & Culture e o Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).