Precisa de Javascript ligado
.:: Gisele Pires Mota Versão para impressão
Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2020 // 19:00 h

Gisele Pires Mota Recital pela pianista brasileira Gisele Pires Mota, com um programa onde se incluem obras de Grażyna Bacewicz, Cláudio Santoro, Villa-Lobos e Chopin. A entrada é livre.

 

GISELE PIRES MOTA - Doutora em Piano Performance - Acompanhamento e Música de Câmara pela Florida State University (EUA), Gisele Pires Mota possui mestrado em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás sob orientação de Lúcia Barrenechea e especialização em Performance Pianística pela Universidade de Brasília como aluna de Elza Kasuko Gushikem.

 

Foi professora de piano, música de câmara e correpetidora da Escola de Música de Brasília durante 15 anos e em 2016 conquistou o 1.º lugar no Concurso para Professora Efetiva de Piano e Estruturação Musical na Universidade de Brasília, posição que ocupa atualmente.

 

Participou em cursos e master-classes com Margot Garret, Warren Jones, Simone Dinnerstein, Moura Castro, Sergei Dukachev entre outros. Apresentou-se com instrumentistas e cantores de Itália, Roménia, Costa Rica, Rússia, Coreia, Japão, Estados Unidos bem como músicos de renome nacional. Tendo como umas de suas principais características a versatilidade, além da atuação como pianista solista e camerista, Gisele Pires Mota correpetiu diversas óperas e peças teatrais.

 

Em 2014 lançou o CD "Luz e Névoa - Canções de Câmara de Alberto Nepomuceno" com o tenor André Vidal, sendo este o primeiro registo somente com canções em português do compositor. Faz parte do Grupo de Pesquisas do CNPQ "APHECAB" investigando no acervo de Hermelindo Castello Branco o repertório cancional produzido por compositoras brasileiras.

 

Como pesquisadora, tem desenvolvido estudos e publicado artigos sobre a inter-relação entre poesia e música, entre análise e performance musical e sobre o mercado de trabalho do pianista. As suas pesquisas relacionadas com o piano na música brasileira de concerto abarcam também música de câmara e canção de câmara. É coordenadora do Laboratório de Pesquisas Pianísticas (LPP) no Departamento de Música-UNB pesquisando repertório brasileiro para piano solo, principalmente de compositoras.

 

Em Agosto de 2019 iniciou a sua investigação de pós-doutoramento sobre composições do século XXI para piano solo no CESEM da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.


GISELE PIRES MOTA is Doctor in Musical Arts- Performance Piano, Accompaniment and Chamber Music by Florida State University (USA). She holds a Master's degree in Musical Performance from the Federal University of Goiás under the guidance of Lucia Barrenechea and specialization in Pianistic Performance by the University of Brasilia as a pupil of Elza Kasuko Gushikem. SHe was a Piano & Chamber music teacher and piano accompanist at Brasilia School of Music for 15 years and in 2016 won the 1st. place for a Piano Professor position at University of Brasilia.

 

Mrs. Pires Mota has had lessons and have participated in master classes with Margot Garret, Warren Jones, Simone Dinnerstein, Anastasyia Evsina, Moura Castro, Sergei Dukachev among others. In her chamber career she performed with instrumentalists and singers from Italy, Romania, Costa Rica, Russia, Korea, Japan, the United States. Certainly, versality is as one of her main characteristics, since she has presents besides soloist, as coach and co-repetituer and has performed in several operas and theater plays. In 2014, Mrs. Pires Mota released with tenor André Vidal the CD "Luz e Névoa – Canções de Câmara de Alberto Nepomuceno” (Light and Fog – Art Songs by Alberto Nepomuceno). The album is the first record with only songs in Portuguese by the composer.

 

As a researcher, Mrs. Pires Mota has developed studies and published articles on the interrelationship of poetry and music, analysis and musical performance, and the pianist's job market. She is part of the CNPQ Research Group "APHECAB" investigating in Hermelindo Castello Branco's collection the song repertoire produced by Brazilian composers. Her research related to piano in Brazilian concert music also includes chamber music and chamber song. She is founder and coordinator of the “Laboratório de Pesquisas Pianísticas - LPP” (Pianistic Research Laboratory) at the Music Department-UNB being its main goal to research Brazilian piano repertoire with special attention to women composers.

 

In August 2019, she began his postdoctoral research on 21st century Luso-Brazilian compositions for solo piano at CESEM of Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

 


PROGRAMA

 

GRAZINA BACEWICZ (1909-1969) - 50 anos da morte
Sonata 2
I. Maestoso/Agitato
II. Largo
III. Toccata

 

CLÁUDIO SANTORO (1919-1989) - 100 anos do nascimento
Paulistanas
1. Lento (Cantabile)
2. Moderato, tempo de Catira
3. Molemente Chorosa (Lento)
4. Allegro
5. Poco Lento (Entoando)
6. Chôro
7. Sonata em 1 movimento

 

HEITOR VILLA LOBOS (1887-1959) - 60 anos da morte
Hommage a Chopin
I. Nocturne
II. Ballade

 

FRÉDÉRIC CHOPIN (1810-1849) - 170 anos da morte
- Noturno op. 62 n. 18 em Mi Maior
- Ballada n. 1, op. 23