Intervenção de Conservação e Restauro do Bandolim MM 287 Versão para impressão

 

Cordofone dedilhado de 1794, atribuído ao construtor Vincentius Vinaccia. Uma outra etiqueta impressa (Gio Battista Fabricattore, também de 1794), colada em local menos visível, levanta questões em relação à autoria.

 

O bandolim tem quatro ordens de cordas duplas e é afinado Mi-Lá-Ré-Sol. Construído com madeiras (espruce, ácer, pau-santo), madrepérola, tartaruga, marfim e metais (ligas de prata e de cobre prateado). Dimensões em mm: 580 comp. x 182 larg. x 145 prof. x 330 tiro.


Após análise do estado de conservação encontraram-se:

· aduelas partidas, destacadas e algumas em falta;
· falta de duas peças do rebordo da escala;
· tampo descolado e deslocado da sua posição inicial.

Como auxiliares do processo de diagnóstico realizaram-se no I.P.C.R.:
· duas radiografias - observação da estrutura interna, técnicas de construção e estado de conservação;
· análises laboratoriais - identificação do verniz (muito provavelmente resina de pinheiro), por Espectroscopia de Infravermelho (FTIR - ms), e identificação dos metais, por Espectrómetro de Fluorescência de raios X (XRF).

Procurou recuperar-se a estabilidade física e o equilíbrio estético a fim de ser exposto. Os métodos e produtos utilizados tiveram como base a intervenção mínima, o respeito pelo original e a reversibilidade.

 

A intervenção apoiou-se em improvisações com base nos materiais originais e cola de peixe purificada, bem como em técnicas de construção de bandolins. Para facilitar a fixação das novas aduelas sem danificar o bandolim, construiu-se uma estrutura de apoio.

Resumo do tratamento realizado:
· Fundo - consolidação e execução das aduelas partidas e em falta;
· Tampo - fixação, com a execução de filetes em pau-santo e marfim;
· Escala - execução de peças em madrepérola que faltavam;
· Superfície - remoção de pó e poeiras.

Conseguiu-se recuperar a integridade física da zona danificada. Devido ao frágil estado do fundo, mesmo depois do tratamento, o bandolim não deverá ser tocado (a força da tensão das cordas para afinação é demasiado elevada).

OBSERVAÇÕES:
Peça principal do Estágio realizado no Museu da Música e Instituto Português de Conservação e Restauro (I.P.C.R.).

Período em que decorreu o restauro: 1 de Outubro de 2000 a 31 de Julho de 2001

Técnico responsável: Catarina Torres (Universidade Nova de Lisboa) / Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar